Alunos e professores de três turmas de História do 12.º ano da Escola Secundária D. Diniz, em Lisboa, convidaram a URAP para um encontro, dia 08 de Janeiro, no qual foram abordados assuntos de politica nacional e internacional.
José Pedro Soares, da direcção da URAP e ex-preso político, falou de assuntos actuais como a pandemia, a campanha para as eleições presidenciais, o racismo e a necessidade de melhor se conhecer e combater, a xenofobia e o ressurgimento de ideias e práticas fascistas.
Abordou ainda o período da ditadura, relatando as fugas das cadeias de Peniche e de Caxias, ocorridas no início da década de 70, as lutas travadas durante o salazarismo, os movimentos dos jovens estudantes e trabalhadores e o significado da revolução do 25 de Abril. O Portugal desses tempos, o derrube do fascismo pelo Movimento das Forças Armadas e o movimento popular, e o que foi em seguida alcançado, foram igualmente temas de conversa.
Da actualidade internacional destacou-se as eleições nos Estados Unidos e a figura controversa de Donald Trump.
Os cerca de 70 alunos presentes ofereceram à URAP um cravo, feito em pano por uma aluna, e ao orador um ramo de cravos naturais, numa manifestação de solidariedade e afecto que muito nos sensibilizou.