Representantes da lista B, candidata ao Conselho Geral da Universidade do Minho, solicitaram que a URAP participasse num debate intitulado “Ensino Superior e Democracia”, no âmbito das "Conversas/Debates” sobre vários temas, inseridos nas acções de campanha da lista.
Em nome da URAP interveio, dia 14 de Março, por videoconferência, Maria José Ribeiro, da direcção, ex-presa-politica e responsável pelo núcleo do Porto.
A palestra, com a coordenação a cargo de Alexandre Carvalho, aluno do 3º ano de Filosofia, que encabeça a lista B, e de Hélder Matos, aluno de Ciências Políticas, tinha como objectivo fazer a ponte entre o antes e depois de Abril, sugerindo uma história de vida na qual estas componentes estivessem presentes.
A oradora falou sobre fascismo, opressão, miséria e exploração, obscurantismo cultural, elitismo do ensino, discriminação e desigualdades de acesso aos vários graus de ensino e, particularmente, ao Ensino Superior.
Abordou ainda a luta dos estudantes no regime fascista e as Crises Académicas de 62 e 69, integradas na luta mais geral do povo português pela liberdade e a democracia.
Durante mais de duas horas, Maria José Ribeiro fez um pequeno relato sobre a Revolução de Abril e a Constituição da República, e referiu aspectos do trabalho da URAP e de outros movimentos unitários, como os sindicatos ou as organizações de Mulheres.