Os 50 anos da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos (CNSPP) foram comemorados com muita emoção dia 15 de Fevereiro, no Auditório do Liceu Camões, em Lisboa, com uma grande festa e as palavras de Eulália Miranda e Levy Baptista.
Numa sala a transbordar, a sessão iniciou-se com o Hino de Caxias, o Coro Juvenil da Universidade de Lisboa, sob a direcção de Erica Mandillo, um vídeo do primeiro concerto da CNSPP, a 25 de Maio de 1974, com o discurso do advogado Manuel João da Palma Carlos e a leitura de Cartas da Prisão do preso político José Magro.
Eulália Miranda, que falou como filha do preso político Dinis Miranda, afirmou na sua comovente intervenção: "passados estes anos, ainda permanece na nossa memória o som do ferrolho a abrir e a fechar as portas da prisão, quando visitávamos os nossos familiares, o olhar, a voz rígida, a agressividade e a frieza dos guardas prisionais".
"A solidariedade da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos teve várias iniciativas. Permitam-me destacar as colónias de férias para os filhos dos presos, realizadas em Vila Franca de Xira, nas Caldas da Rainha e no Baleal, em 1973, que tiveram um significado importante na vida destas crianças. Tiveram oportunidade de passar férias na praia - de manhã iam à praia e à tarde iam à prisão visitar os pais. Foi uma forma de se conhecerem e conviverem, sabiam que não estavam só, que existiam mais crianças na mesma situação que elas", disse Eulália Miranda.
Os dois discursos da sessão foram intercalados com música, poesia e declamação. Marina Albuquerque disse a "Cantata de Paz" de Sophia de Mello Breyner; Maria Anadon e Filipa Pais cantaram Zeca Afonso e em conjunto a canção símbolo da Resistência italiana contra o Fascismo durante a I e II Guerras Mundiais "Bella Ciao".
Levy Baptista, membro da CNSPP, faz uma resenha histórica da vida da Comissão, que iniciou os seus trabalhos a 31 de Dezembro de 1969, comunicando à Presidência do Conselho de Ministros a sua constituição com dezenas de antifascistas.
"A actividadre cívica, humanitária e política da Comissão Nacional de Socorro aos presos políticos foi reconhecida pela Assembleia da República, com a atribuição do Prémio Direitos Humanos 2010 a dois dos seus membros – Frei Bento Domingos e Dr. Levy Baptista - em sua representação, e com a reedição de 23 circulares informativas publicadas entre 1970 e 1974", relatou o orador.
Luís Veiga Leitão, David Mourão Ferreira, Zeca Afonso, sempre e mais, Jorge de Senna, Ary dos Santos foram cantados por Samuel e José Mário Branco. Lucinda Loureiro, Luísa Ortigoso e Marina Albuquerque actuaram igualmente.
Depois do bailado de Maribel Márquez e Nary Santos, foi a vez de duas mornas cabo-verdiana na voz de Carla Correia, uma das quais é um lamento e pedido de um preso no Tarrafal que ao saber da morte da mãe quer assistir ao seu funeral e roga aos habitantes do Tarrafal que lhe abram as portas da prisão, seguindo-se um poema de António Jacinto, ex-preso do Tarrafal, e o poema "Aos Mortos-Vivos do Tarrafal" de Ary dos Santos.
Eulália Miranda, após saudar os que "lutaram pelas suas convicções políticas, pela liberdade e democracia sofrendo a violência da prisão e das torturas", sublinhou que "o regime fascista causou muito sofrimento aos portugueses. Muitas crianças, como eu então, crescemos a ver os familiares presos, anos e anos, em Caxias, em Peniche, no Aljube, no Porto e em Paços de Ferreira (...) sem perceber porque estávamos proibidos de ter o seu carinho".
"Num tempo em que a Humanidade enfrenta de novo a ameaça do fascismo e da guerra, em que se esconde a verdade da história, em que o nosso país não é excepção - exemplo disso a tentativa de construção do museu Salazar -, é determinante a unidade dos democratas e antifascistas na denúncia ao avanço da direita. É um combate do presente e do futuro", afirmou ainda.
O grupo Música com Paredes de Vidro, com Alexandre Weffort, Carlos Canhoto, Fausto Neves, Hugo Brito e Manuel Rocha, encerraram a bela festa da comemoração dos 50 anos de nascimento da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos.