Intervencao de Carlos Mateus - III Encontro pela Paz

 

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses – URAP, saúda o Conselho Português para a Paz e Cooperação, promotor dos Encontros pela Paz, todas as organizações que integram esta iniciativa, e aos que nela estão a participar.


Para todos as nossas fraternas saudações.


A URAP participa neste Encontro com cerca de 300 sócios e amigos inscritos, vindos de todo o País, facto que uma vez mais atesta o nosso empenhamento na organização, mobilização e participação nas grandes iniciativas de massas que se vêm realizando, em torno de questões de fundamental importância para a vida dos trabalhadores e do nosso povo, mas igualmente tomando posição inequívoca contra o militarismo e a permanente corrida aos armamento, pela solidariedade entre os povos e a resolução pacífica dos conflitos, pela dignidade e respeito pela vida humana.


Herdeira da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos, a a intervenção da URAP é fundamentalmente direcionada, desde logo junto da população escolar, para a transmissão do conhecimento e da verdade histórica dos crimes do fascismo contra o nosso povo, contra os que pretendem reescrever a história e branquear o fascismo.


Inseparável do trabalho da URAP e de muitos outros democratas, foi a grande conquista alcançada há 7 anos, com a decisão de criação do Museu Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, travando a intenção governamental de a transformar numa unidade hoteleira de luxo, cuja inauguração está prevista para o dia 27 de Abril de 2024, para a qual, desde já, convidamos todos os democratas e antifascistas a participarem.


Igualmente empenhados estamos na transformação da antiga sede da PIDE no Porto, na Rua do Heroísmo, em “Museu do Heroísmo à Liberdade”, local de homenagem aos muitos homens e mulheres que naquele tenebroso local sofreram por terem ousado enfrentar e combater o fascismo.
Decidida e ativamente intervimos na denunciados perigos que para a democracia representa a ascensão, desde logo em Portugal e na União Europeia, de forças neo-fascistas e de extrema-direita, xenófobas, racistas e belicistas, que põem em causa a segurança e a vida de milhões de seres humanos, como ao longo de décadas temos assistido em vários pontos do mundo e mais recentemente com o inqualificável prosseguimento da escalada genocida do povo palestiniano, inseparável da estratégia de agressão do imperialismo norte-americano, com o apoio da União Europeia.


Para aprofundamento da análise dos tempos que vivemos e no âmbito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, a URAP vai realizar em Lisboa, no dia 26 de Abril, uma Conferência para a qual estão convidados o Secretário-Geral e o Presidente da FIR, cujo congresso se está a realizar neste fim de semana em Barcelona, e esperamos poder contar com a presença de representantes de diversas organizações portuguesas e de companheiros de organizações da Resistência de outros países.


A URAP afirma-se totalmente empenhada em continuar a contribuir para a denúncia dos crimes do imperialismo e na luta pela causa da Paz em todo o mundo.
Amanhã lá estaremos de novo em Lisboa, na Manifestação pela Paz no Médio Oriente e por uma Palestina independente.

VIVA A PAZ!
NÃO À GUERRA!
O Conselho Diretivo da URAP
Vila Nova de Gaia, 28.Outubro.2023

 

Print Friendly, PDF & Email

Segue-nos no...

logo facebook

Campanha de fundos

URAP campanha quadradoContribui!
Sabe como.

Boletim

foto boletim

Faz-te sócio

ficha inscricao 2021Inscreve-te e actualiza a tua quota
Sabe como

Quem Somos

logotipo urap

A URAP foi fundada a 30 de Abril de 1976, reunindo nas suas fileiras um largo núcleo de antifascistas com intervenção destacada durante a ditadura fascista. Mas a sua luta antifascista vem de mais longe.
Ler mais...
União de Resistentes Antifascistas Portugueses - Av. João Paulo II, lote 540 – 2D Loja 2, Bairro do Condado, Marvila,1950-157, Lisboa