Forte de Peniche. Memória, Resistência e Luta

Forte de Peniche memoria resistencia e luta frenteForte de Peniche. Memória, Resistência e Luta

5ª edição (actualizada e ampliada)

Edição: URAP

2019

ISBN: 978-989-20-7465-8

 

Preço: 5€ (+ portes)

Venda presencial ou por encomenda para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Inclui todos os nomes dos 2510 presos em Peniche

 

nomes peniche1934-1974
"Nomeai um a um todos os nomes. Lutaram e resistiram.
A liberdade guarda a sua memória nas muralhas desta Fortaleza”
António Borges Coelho

Esta foto possui o valor intrínseco de reproduzir o memorial com os nomes de 2510 presos políticos que cumpriram penas no Forte de Peniche e que, integrado na 1ª fase do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, foi inaugurado em 25 de Abril de 2019 naquele símbolo maior da opressão fascista sobre o povo português e que, a 27 de Abril, seria também celebrado com uma impressionante jornada popular para a qual a URAP se orgulha de ter contribuído activamente.

Mas é também, ao mesmo tempo, um símbolo do êxito do vasto movimento de opinião democrática que se opôs ao propósito inicial de instalar no Forte de Peniche uma unidade hoteleira em notório prejuízo de soluções, agora em concretização, que preservassem e recuperassem aquele espaço como memória viva de tanto sofrimento e tantas lutas pela liberdade.

Este livro, agora em 5ª edição, sobre o Forte de Peniche sobretudo como cadeia política do fascismo procura juntar-se a um grito vigoroso que conserva plena actualidade: em Portugal e no mundo, fascismo nunca mais!

 

Introdução à 5.ª edição

A 5.ª edição de «Forte de Peniche, Memória, Resistência e Luta» que, ampliada e actualizada, agora fica à disposição dos leitores ocorre pouco
tempo depois da inauguração naquele Forte da 1.ª fase do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, acontecimento de grande relevo na passagem dos 45 anos sobre libertação de Portugal da ditadura fascista graças à corajosa e inesquecível acção dos capitães de Abril e do subsequente levantamento popular que, inspirado pelos valores e objectivos da liberdade, do progresso social e da paz, ergueu a revolução democrática que ocupa um lugar ímpar na história contemporânea da nossa Pátria.

Contando também com numerosos elementos bibliográficos (poemas, fotografias e fac-símiles de documentos), este livro, para além de informações sobre a história da Fortaleza, relata as diversas fases do vasto movimento de opinião democrática que, a partir de 2016, se opôs ao então anunciado propósito de ocupar aquele espaço com uma unidade hoteleira de luxo e dá natural destaque às desumanas e vingativas condições enfrentadas pelos presos políticos, às suas lutas e à sua coragem e dignidade sempre reafirmadas, à solidariedade que receberam os muitos que sofreram nesta cadeia que foi parte integrante do cruel e poderoso aparelho repressivo do fascismo português.

Por fim, apenas um voto: o de que este livro possa ser nas vossas mão um ainda que modesto mas útil contributo para o imperioso combate que é indispensável travar contra as ideias que, em Portugal e no mundo, por diversas vias e com variadas roupagens, procuram reabilitar os fascismos e para afirmar, com renovada energia e convicção, os valores progressistas que são um cimento maior para a construção do nosso futuro colectivo.

Julho de 2019

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Segue-nos no...

logo facebook

Campanha de fundos

URAP campanha quadradoContribui!
Sabe como.

Boletim

foto boletim

Faz-te sócio

ficha inscricao 2021Inscreve-te e actualiza a tua quota
Sabe como

Quem Somos

logotipo urap

A URAP foi fundada a 30 de Abril de 1976, reunindo nas suas fileiras um largo núcleo de antifascistas com intervenção destacada durante a ditadura fascista. Mas a sua luta antifascista vem de mais longe.
Ler mais...
União de Resistentes Antifascistas Portugueses - Av. João Paulo II, lote 540 – 2D Loja 2, Bairro do Condado, Marvila,1950-157, Lisboa