No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, organizadas pela Câmara Municipal de Vidigueira, distrito de Beja, foi apresentado pelo jornalista Carlos Lopes Pereira, dia 10 de Março, o livro “Elas Estiveram nas Prisões do Fascismo”, editado pela União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP).
A sessão decorreu na Biblioteca Municipal Dr. Palma Caetano, com a participação de meia centena de pessoas, sobretudo mulheres. Usaram da palavra Rui Raposo, presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, José Baguinho, do Conselho Nacional da URAP, e Ana Rita, colaboradora do Laboratório da Memória da biblioteca local.
Carlos Lopes Pereira, jornalista e membro da URAP, destacou a participação das mulheres na resistência antifascista em Portugal, ao longo de quase cinco décadas, lado a lado com os homens, gesta excelentemente abordada no livro publicado pela URAP.
Seguiu-se um animado debate, com diversas intervenções dos presentes sobre a importância da memória histórica e da necessidade de prosseguir os combates pela emancipação da mulher, bem como sobre as ameaças fascistas, hoje, quase 50 anos depois da Revolução de Abril.