A Tocha da Paz da FIR – Federação Internacional de Resistentes fez hoje de manhã o percurso Coina-Barreiro transportada por um grupo de elementos do Moto Clube do Barreiro, que a conduziu por várias zonas operárias do concelho, numa viagem que terminou no Largo Municipal 1º de Maio.
A URAP em colaboração com a Câmara Municipal do Barreiro desenvolveram um programa muito variado, que fez chegar a mensagem de Paz, que acompanha a comemoração dos 70 anos do final da II Guerra Mundial, a diversos sectores etários e sociais da população barreirense.
No Largo Municipal 1º de Maio a tocha ficou depositada num pequeno palanque e, ao som dos bombos dos jovens elementos do grupo Batukeiros, da Escola Básica Álvaro Velho, realizou-se uma cerimónia presenciada por centenas de populares.
Na ocasião, intervieram Marília Villaverde Cabral, coordenadora da URAP, Ana Porfírio, presidente da União de Freguesias Barreiro–Lavradio, e Carlos Humberto de Carvalho, presidente da Câmara Municipal do Barreiro.
Igualmente, foi inaugurada uma exposição com trabalhos de alunos das escolas do concelho (desenhos, frases e textos) alusivos à Paz e ao fim da guerra. Esta exposição, que se encontra à entrada do Mercado Municipal 1º de Maio, ficará patente até 12 de Fevereiro.
A encerrar as festividades da manhã, teve lugar uma actuação da Tuna da UTIB (Universidade da Terceira Idade do Barreiro).
No período da tarde, destacou-se um debate sobre a temática da Paz e os 70 anos do fim da II Guerra Mundial. O encontro, muito vivo e participado, foi moderado por Feliciano David, em representação da URAP, e Gustavo Carneiro, em nome do CPPC – Conselho Português para a Paz e Cooperação.
As cerimónias encerraram com uma sessão de poesia em que participaram Brázia Monteiro, José Salvador e Amália do Carmo, alunos da UTIB, da disciplina Arte de Dizer, coordenada pelo Prof. Abílio Apolinário.
A primeira deslocação da tocha em Portugal ocorreu no Porto, a 29 de Janeiro, e seguirá agora para o Seixal, Setúbal, Almada e Lisboa, onde estará dia 12 de Fevereiro.
As comemorações do final da II Guerra Mundial já levaram a Tocha da Paz a vários países da Europa. O percurso iniciou-se na Bulgária, Macedónia, Hungria, Itália, Vaticano (tendo sido abençoada pelo Papa Francisco) e Israel.
O itinerário terminará em Berlim no mês de Maio e antes disso passará ainda por Espanha, Áustria, República Checa e Grécia.