A Câmara Municipal do Porto atribuiu a título póstumo, dia 9 de Julho, a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro ao resistente antifascista Raul Castro (1921 – 2004), que foi deputado pelo MDP/CDE, ID e Partido Comunista Português à Assembleia da República (durante 15 anos) e, também, vereador e deputado municipal na Câmara Municipal do Porto (durante 13 anos).
Raul Fernandes de Morais e Castro advogado, activista político e escritor, deverá ter sido o advogado que defendeu o maior número de antifascistas no Tribunal Plenário. Pertenceu ao MUD, tendo sido preso pela PIDE, em 1947, condenado em 18 meses de prisão correccional, cumpriria metade.
Em 1969, apresentou ao II Congresso Republicano de Aveiro uma tese intitulada “Actualidade dos Princípios Gerais de Direito estabelecidos pelo Regime Republicano em 1910”. Participou também no III Congresso da Oposição Democrática, igualmente realizado em Aveiro, em 1973, com uma tese intitulada “Ideologia e Democracia – Para Desmascarar a Desmontagem de Mitos Ideológicos do Corporativismo”. Foi suplente na lista candidata da Oposição Democrática (Porto), nas eleições de 1973.