Carta à Comunidade Educativa

25 de Abril nas Escolas

À Comunidade Educativa, 


Uma vez mais estamos convosco para celebrar Abril nas escolas. Destacamos a importante e decisiva participação dos professores e a mobilização dos seus alunos para as mais diversificadas iniciativas.

Em todas elas foi lembrado o que representou a Revolução de Abril, a derrota do fascismo, a conquista da liberdade, esse grande passo em frente, na vida dos portugueses.

Nessas escolas, estiveram presentes ex-presos políticos e outros membros da URAP, em centenas de encontros com milhares de alunos e professores, em inesquecíveis conversas, testemunhos e momentos de reflexão sobre a nossa história contemporânea, a vida e a luta dos portugueses pelos direitos, pela democracia e pela liberdade, diálogos que certamente ajudaram a preencher as consideráveis lacunas de alguns manuais escolares. 


O importante continua a ser lembrar que a Revolução de Abril foi um acontecimento transformador, cujos avanços e conquistas proporcionam tantos direitos e elevados benefícios para todas as gerações, avanços históricos que é indispensável ter consciência do seu valor, para melhor os podermos usufruir e defender. Foi o fim do fascismo, do colonialismo e das guerras coloniais; a conquista dos direitos fundamentais e a liberdade; dos direitos das mulheres, da realização de eleições livres e da nova Constituição da República; a escola pública para todos, a Segurança Social e o Serviço Nacional de Saúde. 


Queremos continuar “O 25 de Abril nas escolas”, através das habituais sessões, encontros, debates onde poderão participar com a sua experiência e seus depoimentos ex-presos políticos, mulheres e homens, resistentes da luta antifascista. 


Queremos continuar a dar a “Conhecer a Constituição da República Portuguesa”, o que significa e inscreve esse extraordinário documento, o que assegura a todos nós, mulheres e homens - da infância à velhice; conhecer a dimensão humana e progressista desta lei geral do país e quanto é importante cada aluno (a) folhear, ler, conhecê-la e até saber como foi possível a sua elaboração, aprovação e promulgação. 


Queremos continuar a levar-vos os valores da fraternidade e amizade, os valores da dignidade, liberdade e da Paz entre todos os povos.
Bom ano escolar 2025/2026, aguardamos o vosso contato! 


Com os melhores cumprimentos,
O Conselho Diretivo da URAP
URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses
Tel. 213 576 083 – www.urap.pt - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Print Friendly, PDF & Email

Segue-nos no...

logo facebook

Campanha de fundos

URAP campanha quadradoContribui!
Sabe como.

Boletim

foto boletim

Faz-te sócio

ficha inscricao 2021Inscreve-te e actualiza a tua quota
Sabe como

Quem somos|Estatutos

logotipo urap

A URAP foi fundada a 30 de Abril de 1976, reunindo nas suas fileiras um largo núcleo de antifascistas com intervenção destacada durante a ditadura fascista. Mas a sua luta antifascista vem de mais longe.
Ler mais...
União de Resistentes Antifascistas Portugueses - Av. João Paulo II, lote 540 – 2D Loja 2, Bairro do Condado, Marvila,1950-157, Lisboa