Na morte de Hélder Madeira

Helder MadeiraO antifascista Hélder Madeira, membro do Conselho Nacional da URAP, primeiro presidente da Câmara Municipal do Barreiro (1977), com maioria absoluta, permanecendo neste cargo durante quatro mandatos, morreu hoje aos 86 anos.

Hélder da Silva Nobre Madeira nasceu no Barreiro a 4 de Julho de 1939, no seio de uma família ligada ao operariado. Filho de antifascistas - o seu pai conheceu a prisão quando ele tinha apenas quatro anos -, herdou dos avós maternos e paternos o anseio pelas lutas políticas contra a ditadura e revelou, desde cedo, uma personalidade fortemente marcada por convicções de justiça social.

Iniciou-se no mundo do trabalho aos 18 anos na CUF, onde foi servente de carpinteiro, ao mesmo tempo que estudava à noite num colégio e era praticante do desporto, designadamente futebol e basquetebol, que levou-o a jogar e a alcançar vários títulos ao serviço do FC Barreirense, dos 13 aos 26 anos.

No mundo associativo, foi membro da Direcção do Cine Clube do Barreiro e da SIRB “Os Penicheiros”, a par de uma breve participação no Teatro de Bolso do Barreiro, como maquinista de cena.

Já adulto, a trabalhar em Lisboa, começou a interessar-se pela actividade sindical. As lutas políticas de 1968/69 marcaram-lhe para sempre o percurso político. Participou activamente nas eleições realizadas nesse ano, em que a oposição concorreu com as CDE’s (Comissões Democráticas Eleitorais).

Foi como membro da CDE e destacado activista que participou na elaboração das Teses do Movimento Democrático do Distrito de Setúbal, apresentadas no III Congresso da Oposição Democrática, realizado em Aveiro, em Abril de 73. Era militante do Partido Comunista Português desde 1972.

Após o 25 de Abril de 1974, integrou a Comissão Administrativa da Câmara Municipal. Em Outubro de 1975 foi convidado para Governador Civil do Distrito de Setúbal, até 1976, e nas primeiras eleições autárquicas, Hélder Madeira foi eleito presidente de Câmara Municipal do Barreiro (1977).

Saiu da presidência da Câmara em finais de 1989 para a Presidência da Assembleia Municipal do Barreiro (1990/ 2001). Em 2005 regressou à Presidência da Assembleia Municipal (por mais quatro anos). Foi o primeiro presidente da Associação de Municípios do Distrito de Setúbal, o primeiro presidente eleito da Assembleia Distrital de Setúbal, e foi, igualmente, o primeiro presidente da Assembleia Metropolitana de Lisboa. Representou a Associação de Municípios de Setúbal no Conselho Consultivo da UNL - Pólo da Caparica, e a Associação Nacional de Municípios Portugueses no Conselho Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Pertenceu ao Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) e à União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), integrando actualmente o Conselho Nacional.

Em 2010, na sessão comemorativa do 26º aniversário da elevação da vila do Barreiro a cidade, foi distinguido com a Medalha de Honra da Câmara Municipal do Barreiro, pelo trabalho desenvolvido ao serviço do Poder Local Democrático.

A URAP lamenta a morte de Hélder Madeira, que deu a vida à luta antifascista e à construção de um Portugal livre e democrático, e apresenta à família e aos amigos as suas mais sentidas condolências.

 

Fontes: "Antifascistas da Resistência e “Jornal Rostos”.

 

Print Friendly, PDF & Email

Segue-nos no...

logo facebook

Campanha de fundos

URAP campanha quadradoContribui!
Sabe como.

Boletim

foto boletim

Faz-te sócio

ficha inscricao 2021Inscreve-te e actualiza a tua quota
Sabe como

Quem somos|Estatutos

logotipo urap

A URAP foi fundada a 30 de Abril de 1976, reunindo nas suas fileiras um largo núcleo de antifascistas com intervenção destacada durante a ditadura fascista. Mas a sua luta antifascista vem de mais longe.
Ler mais...

Últimos Artigos

União de Resistentes Antifascistas Portugueses - Av. João Paulo II, lote 540 – 2D Loja 2, Bairro do Condado, Marvila,1950-157, Lisboa