No próximo dia 1 de Abril, a URAP vai lançar mais um livro: “A Caminho do 25 de Abril. 50 Anos. 3º Congresso da Oposição Democrática. Aveiro Abril 1973”.
Esta novidade editorial, ao preço de capa de 5 euros e que ninguém vai querer perder, está já no prelo e é constituída essencialmente por diversos fac-similes e 70 testemunhos de intervenientes no 3º Congresso da Oposição Democrática, que decorreu de 4 a 8 de Abril de1973, no Cine -Teatro Avenida, em Aveiro, com a participação de 4.000 antifascistas.
O 3º congresso foi um acontecimento de particular importância na luta contra o fascismo português, que veio juntar-se à luta de todos os democratas portugueses ao longo dos 48 anos de ditadura, que contribuiu decisivamente para a sua queda e foi um factor de consciencialização para os oficiais das Forças Armadas.
Em 1973, para a concretização do congresso houve grande cooperação em todas as suas fases (da preparação à realização) entre a Comissão Executiva do Congresso (formada pelos democratas de Aveiro) e as CDE distritais. Após o que foi formada uma Comissão Nacional do Congresso constituída por 500 democratas de todo o país. Foram apresentadas cerca de 200 teses e comunicações, muitas das quais colectivas.
De grande significado foi o facto de no 3º Congresso da Oposição Democrática se ter afirmado uma unidade das principais correntes antifascistas que superou as graves divergências e conflitos surgidos em 1968 e 1969 relativamente à natureza do consulado de Marcello Caetano.
No encerramento, dia 8, organizou-se uma manifestação pacífica ao túmulo do escritor Mário Sacramento, fortemente reprimida pela polícia de choque, que carregou sobre os manifestantes fazendo vários feridos.
Por outro lado, ao consagrar como grandes tarefas do movimento democrático, além da conquista das liberdades democráticas, a luta contra o poder monopólios e a luta pelo fim da guerra colonial e pela independência dos povos coloniais, o 3º Congresso da Oposição Democrática aprovou a plataforma programática mais avançada da história dos movimentos unitários contra a ditadura fascista.