Exposição «Forte de Peniche, local de repressão, resistência e luta» inaugurada no Forte de Peniche
A URAP, como organização de resistentes antifascistas, a Câmara Municipal de Peniche e o Partido Comunista Português celebraram um protocolo que visou a permanência durante um ano de uma exposição intitulada “Forte de Peniche, local de repressão, resistência e luta”.
A inauguração teve lugar dia 03 de Janeiro passado no Salão Nobre da Fortaleza de Peniche e contou com as intervenções do membro da direcção da URAP, e ex-preso político, José Pedro Soares, do Presidente da Câmara, António José Correia, e de José António Capucho em representação do Partido Comunista Português.
Após a cerimónia, o grupo de teatro dirigido por Fernanda Lapa recreou, tal como a exposição, a fuga da cadeia de Peniche levada a cabo por Álvaro Cunhal e mais nove militantes comunistas, em 03 de Janeiro de 1960, e foi declamado um poema de João Monge por Maria João Luís. Participou ainda a Associação Espeleológica de Óbidos.
A sessão, que encerrou oficialmente as comemorações do Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal e iniciou as festividades do 40º aniversário do 25 de Abril, contou com a participação de centenas de pessoas que, através da celebração da efeméride, homenagearam igualmente os milhares de presos políticos encarcerados no Forte de Peniche ao longo dos 40 anos da ditadura fascista.