José Pedro Soares recebeu, em nome da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), de que é coordenador, dia 9 de Novembro, a Medalha de Honra do Município do Seixal, por ocasião do 188º Aniversário do Concelho do Seixal, em Sessão Solene realizada no Pavilhão da Associação de Moradores dos Redondos, em Fernão Ferro.
A distinção foi entregue pelos presidentes da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, e da Assembleia Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, em agradecimento pela luta antifascista que a URAP desenvolve, e também pelo trabalho exaustivo na preservação da memória, com especial destaque para a actividade levada a cabo com os alunos dos vários graus de ensino, nas escolas de todo o País.
Segundo a Câmara Municipal, a medalha, em prata dourada, foi atribuída à URAP "como forma de reconhecimento pelo extraordinário percurso enquanto associação de resistentes antifascistas que dignifica o nosso concelho e os nossos munícipes”.
“Queremos também com esta homenagem à URAP homenagear todos os resistentes antifascistas que combateram o negro período fascista da nossa História, nomeadamente os que nasceram e/ou vivem ou viveram no concelho", acrescentou o município.
José Pedro Soares agradeceu, emocionado, à Câmara Municipal do Seixal a distinção e declarou que medalha dirige-se a todos os que intervêm na defesa da memória histórica, contra as tentativas de branqueamento da ditadura e de reescrita da história, com os olhos postos nos problemas do presente e na luta pela concretização dos sonhos de Abril.
O coordenador da URAP destacou as publicações que a URAP tem editado, bem como o papel fundamental que a organização desenvolveu na criação de um Museu Nacional da Resistência nas instalações do Forte de Peniche.
Terminou com uma homenagem aos presos políticos da ditadura, chamando ao palco os ex-presos políticos presentes na sala: Francisco Braga, do Conselho Nacional da URAP, e Gilberto Silva.