O Núcleo de Aveiro da URAP vai realizar, no dia 17 de Outubro, uma homenagem a Álvaro Seiça Neves, no ano do Centenário do seu nascimento. O evento realiza-se no Grande Auditório do Centro de Congressos, pelas 17 horas.
Conta esta Homenagem com uma evocação presidida por António Morais, em que intervêm António Neto Brandão, António Regala, Jorge Sarabando e Gen. Pezarat Correia. Haverá ainda um momento coral com “Voz Nua”.
Álvaro Seiça Neves nasceu a 28 de Março de 1920 e faleceu a 15 de Março de 1982. Frequentou o Liceu de Aveiro, tendo sido preso pela polícia política do regime salazarista, sob a acusação de actividades subversivas. Chegou a ser julgado no Tribunal Militar do Porto, que o absolveu.
Estudou Direito em Coimbra, onde se licenciou. Neste período foi escolhido para representar a Academia na Comissão Distrital do MUD. Representou a Academia em reuniões nacionais deste Movimento, mesmo já como advogado.
Apoiou as candidaturas à Presidência da República de Ruy Luís Gomes e de Arlindo Vicente e fez parte das comissões de candidatura de Norton de Matos e de Humberto Delgado.
Foi membro da Comissão Executiva do I Congresso Republicano de Aveiro, em 1957. Em 1969 foi um dos secretários do II Congresso Republicano de Aveiro, onde fez a alocução de abertura.
Pertenceu às Comissões Nacional e Executiva do 3º Congresso da Oposição Democrática, tendo presidido, por proibição de vinda a Portugal de Ruy Luís Gomes (exilado), à sessão de abertura.