O Núcleo de Almada da URAP encontrou-se, dia 24 de Abril, com crianças do "Estuário Colectivo" constituído por um grupo de moradores da Rua António Nobre, em Cacilhas, para falar sobre a Revolução de Abril e da liberdade e contar experiências de vida durante a ditadura fascista.
No encontro estiveram presentes 12 crianças dos 4 aos 8 anos, e alguns pais, além dos promotores da iniciativa.
Mário Araújo, Francisco Braga e Carlos Mateus, dirigentes da URAP, dialogaram com as crianças visando transmitir-lhes valores da liberdade, da solidariedade e do amor que devem unir as pessoas para todos poderem desfrutar de uma vida feliz.
As crianças mostraram-se muito interventivas, demonstrando grande curiosidade e, algumas delas, conhecimentos sobre a falta de liberdade e os actos dos "homens maus" do passado.
Francisco (Xico) Braga leu ainda excertos dos seus livros infantis e, no final, ofereceu alguns exemplares autografados a todas as crianças presentes.
Por seu lado, o “Estuário Colectivo" publicou na sua página um texto afirmando que no encontro criaram-se “espaços que em muitos casos são impactantes e que importa cuidar e potenciar, espaços de troca, concórdia, discórdia, de discussão, de construção de memórias históricas paralelas de importância que vamos percebendo diariamente a sua real dimensão”.
Afirmaram ainda que se assistiu a “um desses dias paralelos mas confluentes em que "Os Nossos Mais Velhos" deixaram sementes de liberdade e vigilância”, agradecendo aos oradores da URAP “pelo ontem e pelo amanhã”, concluindo que com “hoje foi um 24 a cheirar a 25, de Abril e de Sempre”.


Contribui!
Inscreve-te e actualiza a tua quota