Adelino Pereira da Silva, do Conselho Nacional da URAP, esteve, dia 25 de Maio, na Escola Marquês de Pombal, em Lisboa, para falar sobre a situação de Portugal antes da revolução, da luta clandestina e do 25 de Abril de 1974, no âmbito de um projecto “Um dia cheirou-me a cravos …”e “À conversa com…”.
Organizada e preparada por sete professores da escola - destacando-se as professoras Ana Marques Russo (do Conservatório) e Lisete Sepúlveda – estiveram presentes duas turmas do 6º ano e uma turma do 8º ano. No total, cerca de 50 alunos, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos.
Os alunos, muito participativos questionaram durante duas horas o orador sobre a vida clandestina; o Portugal de então; as desigualdades entre homens e mulheres; as fugas mais relevantes: de Dias Lourenço do segredo de Peniche, do colectivo de Álvaro Cunhal de Peniche e do colectivo de Caxias no carro blindado de Salazar; as torturas da PIDE; o regime prisional e como se passava o tempo na prisão; a guerra colonial e o 25 de Abril.