O presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, recebeu, dia 3 de Outubro, uma delegação da URAP a fim de o pôr a par das actividades da organização, manifestando por parte da autarquia a sua solidariedade com propósito da organização de preservação da memória democrática e antifascista.
Na reunião, esteve presente o coordenador da URAP, José Pedro Soares, e contou ainda por parte da Câmara com o vereador da Cultura e Educação, António Felgueiras. A URAP agradeceu a cedência do Auditório Municipal Beatriz Costa, no dia 8 de Outubro, onde se vai realizar a partir das 15:00 uma sessão de homenagem aos 174 antifascistas e presos políticos naturais ou residentes no concelho no período de 1926 a 1974. A sessão contará com a presença de um representante do presidente da Câmara de Mafra.
O presidente da Câmara congratulou-se igualmente com o trabalho da URAP junto da comunidade escolar e das novas gerações no concelho de Mafra.
Informado sobre o interesse da URAP em erguer um Memorial que registe os nomes de todos os presos políticos residentes e/ou naturais do concelho, a ser executado no âmbito das comemorações do 50º Aniversário do 25 Abril de 1974, o presidente da Câmara exprimiu a sua simpatia pelo projecto e declarou disponibilidade para apoiar a sua concretização.
Para além do coordenador da URAP, a delegação foi constituída pelo ex-director do Museu do Aljube Resistência e Liberdade, Luís Farinha, investigador e docente na FCSH; pelo ex- preso político José Alberto Ferreira Franco (Ericeira); pelo estudante André Teixeira, neto do ex-preso político José Filipe Teixeira (Mafra); por Mário Jorge Almeida Borges, sobrinho do ex-preso político José Borges da Silva, professor primário (Mafra); e pelo ex-preso político Eugénio Manuel Pacheco da Costa Ruivo.