A URAP de Beja comemorou o 49º aniversário do 25 de Abril com a realização de sessões em escolas do distrito para contar às novas gerações o que foi a Revolução dos Cravos, lembrando como era o regime fascista e as transformações que a democracia e a liberdade trouxeram aos portugueses.
No âmbito das comemorações, foram ainda apresentados os livros da URAP "Elas Estiveram nas Prisões do Fascismo", "Os Presos e as Prisões Políticas em Angra de Heroísmo” e “A Caminho do 25 de Abril - os 50 anos do III Congresso de Aveiro”, que serviram de base para se falar dos assuntos constantes nos seus conteúdos, e foi ainda inaugurada uma exposição da URAP sobre o 25 de Abril.
Em Mértola, dia 19 de Abril, José Pedro Soares, coordenador da URAP, e José Baguinho, do Conselho Nacional falaram no Agrupamento das Escolas de Mértola, a alunos do 9º ano, sobre a chegada do 25 de Abril, as prisões e os presos políticos.
Na Vidigueira, dia 19 de Abril, José Pedro Soares, coordenador da URAP, foi o orador de uma sessão destinada aos alunos da Escola Profissional da Vidigueira, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Rui Raposo.
No mesmo dia, na Biblioteca da Vidigueira, José Pedro Soares apresentou o livro “A Caminho do 25 de Abril”, recentemente editado pela URAP, que evoca os 50 anos do III Congresso de Aveiro, igualmente com a presença do presidente da Câmara Municipal, Rui Raposo.
Na Vidigueira, dia 20 de Abril, ainda no agrupamento de Escolas da Vidigueira, Eulália Miranda e Silvina Miranda, da URAP, falarem sobre o 25 de Abril a alunos dos 6º, 7º e 8º anos.
Em Aljustrel, dia 21 de Abril, na Biblioteca de Aljustrel, Edgar Costa, do Núcleo de Almada da URAP, e José Baguinho, do Conselho Nacional, estiveram presentes na inauguração da exposição da URAP sobre o 25 de Abril, e apresentaram igualmente o livro "Os Presos e as Prisões Políticas em Angra de Heroísmo”.
Em Pias, dia 22 de Abril, Edgar Costa, do Conselho Nacional, apresentou o livro "Elas Estiveram nas Prisões do Fascismo". A iniciativa contou com o apoio da Junta de Freguesia de Pias e teve a participação do presidente da Junta, António Moita.
Em Moura, dia 26 de Abril, José Baguinho, do Conselho Nacional de URAP, esteve na Escola Profissional de Moura a contar o que foi o 25 de Abril de 1974.
Participaram também na sessão alunos da Universidade Sénior que deram o seu testemunho sobre o antes do 25 de Abril, a repressão fascista e as dificuldades porque passavam os trabalhadores rurais alentejanos. Falou igualmente um ex-combatente na guerra colonial.