A Tocha da Paz da FIR – Federação Internacional de Resistentes esteve hoje na Escola Secundária de Vagos (Aveiro), onde decorreu uma sessão para alunos dos 9º e 12º anos.
A tocha está em a Portugal a convite da URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses para integrar as comemorações dos 70 anos do final da II Guerra Mundial.
A sessão de Vagos foi aberta por uma professora da escola que falou aos cerca de 70 estudantes presentes sobre a II Guerra, suas causas e consequências, e relatou o que era a FIR e a URAP, duas organizações de resistentes antifascistas em defesa da paz e da democracia. Apresentou igualmente o orador seguinte, membro da direcção da URAP.
José Pedro Soares dedicou a sua intervenção ao papel dos jovens na actualidade, do perigo do combate a um "terrorismo" que se traduza no limite das liberdades.
Esta escola recebeu também a exposição da URAP alusiva à 2ª Guerra Mundial e a derrota do nazi-fascimo pelos povos.
A primeira deslocação da tocha em Portugal ocorreu no Porto, a 29 de Janeiro, e seguirá agora para Peniche, Grândola, Moita, Loures, Alhandra (Vila Franca de Xira), Barreiro, Seixal, Setúbal, Almada e Lisboa, onde estará dia 12 de Fevereiro.
As comemorações do final da II Guerra Mundial já levaram a Tocha da Paz a vários países da Europa. O percurso iniciou-se na Bulgária, Macedónia, Hungria, Itália, Vaticano (tendo sido abençoada pelo Papa Francisco) e Israel.
O itinerário terminará em Berlim no mês de Maio e antes disso passará ainda por Espanha, Áustria, República Checa e Grécia.