A Tocha da Paz da FIR – Federação Internacional de Resistentes esteve hoje no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, Baixa da Banheira, numa cerimónia em que foram também atribuídos os prémios da época desportiva 2013/2014 do AtletisMoita – Torneio de Atletismo das Colectividades do Município.
Perante uma assistência de mais de 100 pessoas, muitas das quais atletas, coube a Encarnação Raminho, da direcção da URAP, transmitir a mensagem da Liberdade e da Paz que a tocha representa e falar sobre o papel da resistência na II Guerra Mundial, tendo sido corroborada pelo presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Manuel Marques Garcia.
Com a cerimónia de apresentação da tocha no início da atribuição dos prémios de mérito desportivo, o Município da Moita associou-se à iniciativa da URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses que pretende assinalar o 70º aniversário do fim da II Guerra Mundial e da derrota do nazi-fascismo, bem como homenagear os resistentes que se bateram pela libertação dos seus países.
A primeira deslocação da tocha em Portugal ocorreu no Porto, a 29 de Janeiro, e seguirá agora para Peniche, Grândola, Loures, Alhandra (Vila Franca de Xira), Barreiro, Seixal, Setúbal, Almada e Lisboa, onde estará dia 12 de Fevereiro.
As comemorações do final da II Guerra Mundial já levaram a Tocha da Paz a vários países da Europa. O percurso iniciou-se na Bulgária, Macedónia, Hungria, Itália, Vaticano (tendo sido abençoada pelo Papa Francisco) e Israel.
O itinerário terminará em Berlim no mês de Maio e antes disso passará ainda por Espanha, Áustria, República Checa e Grécia.