O Boletim nº 176, relativo ao trimestre Janeiro/Março 2024, contém uma ilustração destacável de Marta Nunes, feita exclusivamente para a URAP, sobre a Revolução dos Cravos.
O Boletim reflecte já o acto eleitoral de 10 de Março, que deu uma vitória à direita e extrema-direita em Portugal, o que levará a URAP a reforçar a sua actividade visando lembrar os valores da democracia e a divulgar o que foi o fascismo, neste ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril.
Neste contexto, o editorial do Boletim, assinado por César Roussado, tem o título “A Luta Resistente e Antifascista pelos Valores de Abril”.
Na rúbrica “Abril é Revolução” – páginas 10 e 11 – o militar de Abril Batista Alves assina o texto “Do Programa do MFA às Conquistas de Abril”, recordando que aquele previa “o maior salto civilizacional de toda a nossa História: em pouco mais de 500 dias, a sociedade portuguesa deixou de ser uma sociedade vergada por uma feroz ditadura (…) para se alcandorar prenhe de esperança numa proposta de sociedade livre, democrática”.
Na página 5, a URAP faz um apelo às comemorações populares do 25 de Abril deste ano e lembra a importância de se celebrar a data.
A rubrica Em Movimento, nas páginas 2 e 3, dá conta das diversas actividades dos núcleos, como a existência de uma banca mensal, em Lisboa, um almoço/convívio no Barreiro, a presença da URAP nas escolas do país e em manifestações a favor da Palestina ou de mais habitação, bem como a petição para a instalação de um Museu da Resistência no Porto.
A romagem anual da URAP ao mausoléu dos Tarrafalistas pode ler-se na página 9, que contém igualmente uma homenagem à democrata e antifascista Odete Santos, figura de Abril, que recentemente nos deixou, e a José Ribeiro Sineiro, ex-preso político, natural de Torres Novas.
Neste número anuncia-se a Conferência Internacional que a URAP organiza no dia 26 de Abril, em Lisboa, e apela-se igualmente à participação de todos os democratas, dia 27 de Abril, na inauguração do Museu Nacional da Resistência e Liberdade, na antiga cadeia do Forte de Peniche.
Lê e divulga o boletim da URAP!