Saudação de Michel Vanderborgt, Presidente da FIR, no Encontro Internacional "A Democracia Face ao Branqueamento do Fascismo", 20 e 21 de Junho de 2008, Setúbal
Caros participantes,
Em primeiro lugar quero exprimir o meu agradecimento pessoal à URAP, por me ter convidado a participar nesta reunião internacional.
É com grande alegria que vos transmito os parabéns da minha Associação "le Front de L`Independance - L`Armée Belge dês Partisans et ses Milices Patriotiques".
Mas, é particularmente, enquanto Presidente da " Federação internacional dos Resistentes - FIR - Associação Antifascista" que trago como missão de vos transmitir as saudações democráticas das nossas 57 federações filiadas, de 22 países europeus e de Israel.
A URAP, é uma das nossas Federações mais fiéis com um passado histórico, mas ao mesmo tempo virada para o futuro em comunhão com as gerações mais novas.
Orgulhamo-nos de contar convosco entre os nossos membros.
Meus Amigos,
Os grupos neo-fascistas tornam de novo as nossas ruas perigosas.
Em certos países, eles ocupam de novo, os cargos das administrações locais e os assentos parlamentares. Eles beneficiam de uma atenção inapropriada da Televisão, da Rádio e da imprensa escrita.
A 19 e 20 próximos, os partidos de extrema direita europeus querem organizar um congresso de dois dias em Colónia. Os seus tenores mais conhecidos, entre os quais: Le Pen ( França ) Nik Griffin ( Inglaterra ), tomarão a palavra. A FIR já iniciou uma campanha para impedir tal acontecimento.
De facto a palavra " fascismo" nunca desapareceu do vocabulário contemporâneo e mais particularmente no decurso de debates polémicos a propósito de "esquerda e direita".
É por vezes fonte de confusão e incompreenção entre a juventude.
O "problema" é suficientemente grave para não ser denunciado.
Assim, seria útil discutir o assunto - ou pelo menos alguns dos seus aspectos, que tendo em conta a experiência dolorosa, de pelo menos três gerações e de fontes de "Recontaminação" possível de sociedades como a nossa.
Camaradas,
Devemos estar vigilantes e atentos a situações locais.
Estes últimos anos, a "FIR" obteve sucessos, com um olhar pleno de esperança no futuro, e pôde assim entusiasmar a juventude com o seu programa claramente antifascista.
Quero ainda referir-me à reunião internacional de 10 a 14 de Abril último, em que 1800 "jovens e veteranos" vindos de 22 países europeus, juntos repetiram o juramento dos antigos prisioneiros: "Fascismo Nunca Mais".
Temos uma enorme confiança na juventude actual.
Juntos, continuaremos mobilizados, com o nosso sangue e as nossas lágrimas, para preservar os Direitos Democráticos que conquistamos.
Quero agradecer a oportunidade de poder dirigir-vos estas palavras.
Avante... sem jamais esquecer o passado.
Michel Vanderborght
Presidente da FIR
Setúbal, 20 de Junho de 2008