O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto celebra-se hoje, dia 27 de Janeiro, aniversário da libertação pelo Exército Vermelho soviético do campo de Auschwitz-Birkenau, na Polónia, onde 1,1 milhões de pessoas foram exterminadas pelos nazis.
Há 77 anos, a 27 de Janeiro de 1945, quando os soviéticos entraram em Auschwitz só já libertaram pouco mais de 7 mil prisioneiros, dado que em meados de Janeiro de 1945, quando as forças soviéticas se aproximavam do complexo, os guardas das SS deram início à evacuação.
Perto de 60 mil prisioneiros foram forçados a marchar em direcção a oeste. Nos dias anteriores tinham aniquilado tantos quantos podiam nos campos, e levaram para a cidade de Wodzislaw, na parte ocidental da Alta Silésia, dezenas de milhar de presos.
Os guardas abateram a tiro os que, sem forças, iam caindo pelo caminho. Debaixo de um frio intenso, caminhando sobre a neve, e scom fome, estas marchas deram cabo de outros 15 mil.
A URAP lembra a data da libertação de Auschwitz e da vitória sobre o nazi-fascismo no dia de hoje, proclamado pela ONU como Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, ao mesmo tempo que presta homenagem às vítimas e apela ao combate contra o semitismo, o racismo, a xenofobia e todas as formas de discriminação.
- História