Olhai que vamos passar,/Nosso canto é de verdade;/Vinde connosco lutar,/Nós somos a liberdade.
A terra está toda em flor/O céu é todo alegria./A nossa voz é de amor,/Cantemos o Novo Dia!
Luísa Irene Dias Amado, membro do Conselho Nacional da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), e antiga presidente da direcção da organização, morreu dia 30 de Outubro, em Lisboa, aos 96 anos.
A autora dos versos de uma das canções de resistência de Fernando Lopes Graça, “Cantemos um Novo Dia!”, foi militante antifascista desde a juventude, pertenceu ao Movimento de Unidade Democrática–Juvenil (MUD-Juvenil) e mais tarde ao MUD. Professora do Liceu Francês, em Lisboa, até à reforma, foi impedida de leccionar em estabelecimento público pelo governo salazarista.
Luísa Irene Dias Amado foi uma das principais dinamizadoras e integrou durante longos anos a Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril, na qual estão representados partidos políticos, individualidades e organizações, como a Associação 25 de Abril (A25A).
Luísa Irene, nascida a 8 de Outubro de 1925, era filha de Luís Ernâni Dias Amado, médico e investigador, político lutador antifascista, republicano e mação e era casada com o médico e antifascista Sérgio Carvalhão Duarte, com quem tinha dois filhos, a quem a URAP apresenta o seu mais profundo pesar.
- Antifascistas