O Boletim nº 167 da URAP, relativo ao quarto trimestre, o último do ano de 2021, já se encontra em distribuição e apresenta as Boas Festas a todos os sócios e amigos da URAP. Pode ser consultado também aqui.
A URAP entrevistou o director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Silvestre Lacerda, e dedica as páginas 10 e 11 a esse diálogo, sob o título “Quilómetros de História por Palmilhar sobre o Fascismo e a Resistência”, no qual se aborda o trabalho do maior arquivo português e a cooperação entre o ANTT e a URAP, entre outros assuntos.
O editorial é dedicado ao antifascismo, como uma luta a levar a cabo hoje, e a página 4 descreve uma viagem de resistência a Badajoz que teve a participação de 34 activistas.
A página 2, “Em Movimento” é dedicada à última edição da URAP, o livro “Elas Estiveram nas Prisões do Fascismo”, que vem sido apresentado em diversos pontos do país; enquanto a página 3 relata o Conselho Nacional da URAP, que decorreu na Casa do Alentejo, dia 13 de Outubro passado, e a realização de um Ciclo de Cinema organizado pelo núcleo da Moita.
O V Encontro/Convívio na Fortaleza de Peniche, que levou àquela antiga prisão do fascismo cerca de 300 pessoas, está tratado na página 5. E na página 12 aborda a sessão que a URAP promoveu para comemorar os 100 anos do Partido Comunista Português, grande partido da resistência ao fascismo e da construção do Portugal democrático.
- Notícias