Anabela Carlos, membro do Conselho Nacional da URAP, com trabalho no âmbito do Arquivo Histórico, morreu dia 2 de Outubro, no Montijo, após internamento hospitalar, aos 61 anos. O corpo da dirigente da URAP estará hoje a partir das 16:00 nas capelas de São Sebastião, no cemitério do Montijo, e o funeral realiza-se na manhã de terça-feira.
Licenciada e Mestre em Gestão e Políticas Públicas pelo ISCSP/Lisboa, Anabela Carlos, filha dos comunistas José Carlos e Olívia Maria, nasceu na clandestinidade perto de Mafra e foi presa com os pais quando tinha um ano e meio. Viveu no Forte de Caxias com a mãe até aos 3 anos. Entregue aos tios, com quem viveria até aos 12 anos, regressa ao convívio dos pais, entretanto libertados e de novo na clandestinidade, quando tinha 12 anos.
Perto de Gondomar, onde viviam, tornou-se uma verdadeira funcionária, tendo a seu cargo diversas tarefas do partido, como dactilografar documentos e distribuir o “Avante” clandestino.
Anabela Carlos, a quem chamavam “filha da fuga” por ter nascido nove meses após a evasão da cadeia de Peniche de seu pai, José Carlos, continuou, depois de Abril, a luta pela construção da democracia, tendo participado com o seu testemunho de vida em vários espaços e iniciativas.
Os seus pais, José Carlos (1921-1987), natural de Santiago de Cacém, operário corticeiro, e Olívia Maria (1924-2002), também natural de Santiago de Cacém e operária corticeira desde os 11 anos de idade, escreveram das páginas mais corajosas da resistência antifascista devido à riqueza das suas vidas plenas de luta, resistência e duras prisões, que abalaram muito a saúde de ambos. A liberdade total só viria com o 25 de Abril de 1974, estando o casal ainda na clandestinidade.
José Carlos, que passaria mais de 20 anos nas cadeias do fascismo, evadiu-se do Forte de Peniche, a 3 de Janeiro de 1960, na histórica fuga levada a cabo igualmente por Álvaro Cunhal e mais oito resistentes antifascistas.
A URAP está de luto pela sua morte e envia aos seus familiares e amigos as suas mais sentidas condolências.
[em actualização]